sábado, 3 de outubro de 2009

O conhecimento com o advento da Internet.

Foi no período Pós-Segunda Guerra (1945) que os países desenvolvidos começaram a fazer grandes investimentos em tecnologias de informação e comunicação. Esse fato impulsionou o boom informacional, transformando o modo de construir e distribuir informação. Segundo Cendóm (2003), foi na década de 60, durante a Guerra Fria, que o Departamento de Defesa Norte-Americano iniciou a criação de uma rede experimental de computadores com o objetivo de aperfeiçoar as estratégias de guerra, o que resultou na criação da Advanced Research Projects Agency Network (ARPANET), em 1975, precursor da rede internacional de computadores, a Internet. Criada inicialmente para fins científicos e acadêmicos.
O desenvolvimento das tecnologias de comunicação e informação aplicadas à Internet proporcionou o crescimento do acesso às fontes de informação de tal maneira que através de um click se pode acessar pesquisas desenvolvidas no mundo inteiro.
A usabilidade na Internet é uma área importante e em plena expansão, pois trata especificamente da relação do acesso do usuário. As fontes de informação, sendo que os sites de baixa qualidade neste quesito tendem a dificultar a recuperação da informação desejada, de modo que a avaliação de sites segundo critérios cuidadosamente estudados possibilita tanto ao produtor como ao usuário da informação o aprimoramento da qualidade da informação.
A informação é um elemento essencial, pois é por meio das trocas de informações que os indivíduos se comunicam e tomam conhecimento de seus direitos e deveres e, a partir deste momento, tomam decisões sobre suas vidas, seja de forma individual, seja de forma coletiva. Assim, ao participarem de redes comunicacionais, os indivíduos constroem as práticas de trocas de informação. Estas podem ser conceituadas de ações de recepção, geração e transferência de informação, desenvolvendo-se em redes comunicacionais que ocorrem nas formações sociais. Para mais informações consulte o endereço abaixo.


http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362007000300004&lng=enen&nrm=iso&tlng=enen

Um comentário:

  1. Estou aqui para lhe convidar a visitar o meu blog, e se possivel seguirmos juntos por eles. Estarei grato esperando por vc, lá
    abraços de verdade

    ResponderExcluir