segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Educação, tecnologia e sociedade.



Em um estudo realizado na cidade metropolitana em Belo Horizonte MG, e publicado por José Heleno Ferreira mestre em engenharia de produção, traz muitas questões no que diz respeito o uso do computador na educação, como um ponto desta questão é a desigualdade social e econômica dos próprios alunos como ressalta Sheila Alvarenga.

“Em Belo Horizonte, enquanto os filhos das camadas médias estudam com informática, os filhos das camadas baixas procuram estudar informática. Os primeiros vão à escola que tem computador, os segundos vão à escola de computação, quando conseguem pagar, fazendo, às vezes, o sacrifício de depositar todo o seu salário neste investimento.” (BRASILEIRO 1996: 87)

As escolas publicas têm grandes dificuldades na aquisição de computadores para seus alunos e até mesmo para os professores. A informática que se tornou uma ferramenta essencial no projeto pedagógico. Mais temos uma realidade que da qual não podemos fugir e nem esconder, e sim assumir que é facilmente encontrado ainda hoje um grande número de escolas públicas sem energia elétrica, outras funcionando em galpões e até mesmo debaixo de árvores, é cada vez maior a demanda pela informatização nas escolas públicas e privadas do país.
É fundamental, pois, vencer esse primeiro desafio, qual seja para podemos democratizar o acesso a informática, pois enquanto vermos crianças abandonadas, escola sem merenda adequada para nossos alunos, para mim não há progresso no sistema educacional.
Mais estes empecilhos não podem impedir o avanço da tecnologia, da informática, de tudo que se julga essencial para a humanidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASILEIRO, Sheila Alvarenga. O computador como mediador dos processos pedagógicos. Um estudo exploratório em escolas de Belo Horizonte. Belo Horizonte: UFMG, 1996. 111p
C:\Documents and Settings\Simone\Meus documentos\Artigo 6 - A INTEGRAÇÃO EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário